Convidado


FELIPE QUEIROZ

FELIPE QUEIROZ

É mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV), especialista em Gestão Pública pela mesma instituição (EBAPE/FGV) e graduado em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). Sua formação complementar inclui a Internacional Certification in Railway and Metro Rail Systems Management, pela DB Rail Academy, e a participação em diversos cursos, destacando-se: i) Rising Public Leaders Programme da Blavatnik School of Government, University of Oxford; ii) A Descarbonização do Transporte no Brasil: Caminhos Futuros para um Plano Nacional, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa – INSPER; iii) Programa Internacional de Líderes da Infraestrutura, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP; iv) Aprimoramento em Governança para Administradores e Conselheiros de Sociedade de Economia Mista, pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC; v) Programa de Desenvolvimento da Gestão Estratégica, pela Fundação Dom Cabral – FDC.

Em 2024, completou o programa Sustainable Leadership, promovido pela Nova SBE Executive Education.

É servidor público da carreira de Analista de Infraestrutura do Ministério do Planejamento, possui cerca de 20 anos de experiência na Administração Pública Federal, tendo passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), pelo Ministério do Planejamento (MPOG), Ministério dos Transportes (MT) e Ministério da Infraestrutura (MINFRA).

Como Diretor da ANTT, além de outras competências do cargo, é responsável pela gestão e implementação de políticas públicas no setor de transportes e pela coordenação da agenda ESG (ambiental, social e de governança) da Agência.

Foi Secretário Nacional de Transportes Terrestres e Secretário Executivo Adjunto do MINFRA, onde também exerceu as funções de Chefe de Gabinete e Assessor da Secretaria Executiva. No MT, foi Chefe da Divisão de Geoinformações e Coordenador-Geral de Informações.

No IBGE, chefiou agências e coordenou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e o Censo Agropecuário de 2006. No DNIT, atuou na implantação do setor de geotecnologias aplicadas - DNITGeo, bem como participou de estudos e estruturação de diversos projetos estratégicos.

Destaca-se ainda a atuação como Presidente do Conselho de Administração da INFRA SA, Conselheiro de Administração do Aeroporto Internacional do Galeão (Rio Galeão), Presidente do Conselho Fiscal da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Conselheiro Fiscal na Companhia Docas do Maranhão (CODOMAR), Conselheiro Fiscal Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), bem como Conselheiro Fiscal na BH Airport (Aeroporto de Confins).

Imprimir

Atividades

Voltar