Convidado

FELIPE QUEIROZ
É mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV), especialista em Gestão Pública pela mesma instituição (EBAPE/FGV) e graduado em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). Sua formação complementar inclui a Internacional Certification in Railway and Metro Rail Systems Management, pela DB Rail Academy, e a participação em diversos cursos, destacando-se: i) Rising Public Leaders Programme da Blavatnik School of Government, University of Oxford; ii) A Descarbonização do Transporte no Brasil: Caminhos Futuros para um Plano Nacional, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa – INSPER; iii) Programa Internacional de Líderes da Infraestrutura, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP; iv) Aprimoramento em Governança para Administradores e Conselheiros de Sociedade de Economia Mista, pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC; v) Programa de Desenvolvimento da Gestão Estratégica, pela Fundação Dom Cabral – FDC.
Em 2024, completou o programa Sustainable Leadership, promovido pela Nova SBE Executive Education.
É servidor público da carreira de Analista de Infraestrutura do Ministério do Planejamento, possui cerca de 20 anos de experiência na Administração Pública Federal, tendo passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), pelo Ministério do Planejamento (MPOG), Ministério dos Transportes (MT) e Ministério da Infraestrutura (MINFRA).
Como Diretor da ANTT, além de outras competências do cargo, é responsável pela gestão e implementação de políticas públicas no setor de transportes e pela coordenação da agenda ESG (ambiental, social e de governança) da Agência.
Foi Secretário Nacional de Transportes Terrestres e Secretário Executivo Adjunto do MINFRA, onde também exerceu as funções de Chefe de Gabinete e Assessor da Secretaria Executiva. No MT, foi Chefe da Divisão de Geoinformações e Coordenador-Geral de Informações.
No IBGE, chefiou agências e coordenou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e o Censo Agropecuário de 2006. No DNIT, atuou na implantação do setor de geotecnologias aplicadas - DNITGeo, bem como participou de estudos e estruturação de diversos projetos estratégicos.
Destaca-se ainda a atuação como Presidente do Conselho de Administração da INFRA SA, Conselheiro de Administração do Aeroporto Internacional do Galeão (Rio Galeão), Presidente do Conselho Fiscal da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Conselheiro Fiscal na Companhia Docas do Maranhão (CODOMAR), Conselheiro Fiscal Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), bem como Conselheiro Fiscal na BH Airport (Aeroporto de Confins).